Piolho – Orientações e Esclarecimentos

Senhores Pais,

Devido alguns casos de crianças com piolho em nossa escola, estamos solicitando que verifiquem a cabeça de seus filhos, leia as orientações abaixo;

O que é piolho?

É um bichinho cinza, da família dos insetos, que provoca uma doença chamada pediculose. Ele ataca o couro cabeludo, principalmente o das crianças e se reproduz com muita facilidade.

O que são lêndeas?

São ovos dos piolhos. Em cerca de um mês cada fêmea pode botar até 300 ovos. Estas lêndeas são brancas e brilhantes e demoram só quatro semanas para se tornar um piolho adulto e voltar a se reproduzir. Elas devem ser eliminadas antes que isto aconteça.

Onde os piolhos gostam de ficar?

No começo elas gostam de ficar na parte de trás da cabeça, principalmente próximo à nuca, mas depois se espalham por todo o couro cabeludo. O piolho alimenta-se de sangue várias vezes ao dia e sua picada provoca muita coceira. Cada piolho vive mais ou menos 30 dias.

Como você pode pegar piolho?

Cuidado, pois é fácil “pegar”. Eles se espalham rapidamente entre as pessoas que ficam sempre juntas no mesmo lugar. Pode ser na escola, em casa, em acampamentos, etc.. Para fugir do contágio você deve:

  • Manter os cabelos sempre limpos lave-os com shampoo ou sabonete;
  • Roupas de camas e fronhas devem ser lavadas diariamente separadamente;
  • Ao menos uma vez por semana, pentear os cabelos com pente fino; manter os cabelos presos (se menina) e curtos (se menino);
  • Evitar contato entre sua cabeça e as de seus colegas na hora de brincar ou praticar esportes;
  • Ficar longe de objetos que pertençam a pessoas infestadas com os insetos. Por ex. escovas, pentes, bonés, lenços de cabeça, roupas de cama, toalhas de banho;
  • Pedir a mãe ou responsável que verifique se no seu cabelo há lêndeas ou piolhos.

Se você pegar piolhos, como tratar?

Procure o médico na unidade de saúde mais próxima de sua residência;

Existem ótimos remédios, na forma de sabonete ou líquido para matar os piolhos. Usando-os corretamente, você fica livre dos bichinhos.

Em casos graves o médico poderá receitar medicamento via oral nos postos de saúde, gratuitamente.