Projeto ABC – A Busca do Conhecimento

Ouvimos muito falar que nenhuma criança deve ser deixada para trás e que o Direito de Aprender deve ser garantido a todos.  Porém, pouco se faz para os alunos que aprendem rapidamente. Dessa forma o aprendizado, que poderia ter avanços significativos, acaba ficando estagnado.

Atentos a essa questão, a equipe de profissionais da EMEF Sylvio Romero criou o projeto “ABC – A Busca do Conhecimento”, que tem como principal objetivo garantir que os alunos possam desenvolver suas habilidades e competências em níveis mais elevados.

O projeto é desenvolvido por meio da realização de atividades que estarão dispostas em caixas divididas por níveis de dificuldade (verde-fácil, azul-intermediário e laranja-difícil) e outra caixa contendo as soluções de cada atividade. Essas atividades ficarão disponíveis para os alunos e, a partir do momento que a professora autorizar, eles poderão pegar uma das fichas e tentar resolver o que está sendo solicitado. Como o ritmo de aprendizagem diferencia-se de aluno para aluno, nem sempre todos os alunos estarão disponíveis para a realização dessas atividades, apenas aqueles que conseguiram terminar suas tarefas e ficaram ociosos.

Como funciona:

  • As atividades contidas nas fichas referem-se às disciplinas: Matemática, Português, História, Geografia e Ciências;

  • Em cada aula especifica, o aluno será autorizado a realizar qualquer atividade contida em uma das fichas (não há uma ordem estabelecida);

  • Em um caderno específico, o aluno reproduzirá o conteúdo da ficha e tentará resolver o que é solicitado;

  • Caso não termine em sala, poderá terminar em casa, pois o caderno permanecerá na sua própria mochila;

  • Ao terminar, o aluno poderá consultar seus colegas e os pais para tentar verificar se conseguiu atingir o resultado esperado;

  • Em um primeiro momento, a professora não corrigirá a atividade e também não autorizará o aluno a verificar a resposta na caixa de soluções;

  • A caixa de soluções será liberada ao aluno, assim que ele realizar 5 (cinco) atividades;

  • Quando o aluno verificar seus resultados e perceber erros em algumas respostas, ele deverá refazer as atividades, porém, utilizando a resposta correta como eixo norteador para que obtenha sucesso nessa nova tentativa;

  • A professora só interferirá no processo caso haja muita necessidade, porém os familiares e amigos poderão ajudar os alunos em casa, a buscar caminhos mais eficientes e eficazes para a resolução das atividades, assim, aproximaremos esse projeto de cada família para que juntos possamos avançar em busca de mais conhecimentos e descobertas;

  • A ideia do projeto é fomentar a possibilidade e a oportunidade para que as crianças aprendam e desenvolvam suas habilidades em níveis mais elevados, não ficando presos, assim, ao conhecimento mínimo obrigatório.